Veja 5 tendências do mercado de franquias

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Mesmo diante de algumas dificuldades no cenário nacional, o mercado de franquias vem crescendo exponencialmente. Muitos novos empreendedores estão vendo nessa opção a oportunidade de ter bons lucros, com a segurança e o respaldo de uma marca que já tem boa aceitação pelo público.

No entanto, não dá para escolher aleatoriamente. É importante pesquisar bem as tendências em franquias e só então decidir em qual área entrar. Quer descobrir o que há de novo nesse mercado e o que deve fazer sucesso no setor nos próximos meses? Então confira o post a seguir:

O mercado de franquias vai crescer

A primeira das tendências em franquias que podemos destacar para os próximos meses é que o mercado vai crescer. Mesmo com a retração econômica momentânea do país, o fato é que os franqueados não vêm enfrentando grandes problemas para lucrar. Ainda existem nichos pouco explorados, inclusive com marcas que atuam fora do Brasil e estão buscando se internacionalizar.

LEIA TAMBÉM: Veja prós e contras de investir em franquias

Quem resolver atuar em áreas que ainda não enfrentam grande concorrência (por exemplo, alimentos para pessoas com restrições alimentares como celíacos e alérgicos) certamente poderá experimentar excelentes resultados.

Serviços para a casa são tendência

Uma das áreas de franquias que vêm tendo bons lucros e crescendo no país é a de serviços para casa. Especialmente nas grandes cidades, as pessoas buscam praticidade e geralmente não estão dispostos a arcar com os custos de uma empregada doméstica e seus riscos trabalhistas. Isso faz com que muita gente opte por franquias que oferecem um serviço similar, mas sem os encargos indesejados. Portanto, serviços como limpeza e conservação certamente serão uma das tendências em franquias para o futuro próximo.

O setor de alimentação continua firme

Com a crise, quem oferecer boas refeições por um preço justo fatalmente conseguirá sucesso nos negócios, que tenderão a crescer. Uma oportunidade, por exemplo, está nos franqueados que proporcionam pratos que podem ser divididos entre os amigos.

Assim, em tempos em que não estamos podendo gastar muito com lazer, essa alternativa ganha espaço e surge como um ato social e divertido por um preço que todos poderão pagar.

LEIA TAMBÉM: Veja guia completo de impostos para pequenas empresas

Assistência digital é uma necessidade

As franquias que investem em assistência, manutenção e reparos do setor digital também vão se dar bem em curto prazo. Como quase todo mundo tem smartphones, tablets, notebooks e outros gadgets, certamente quem der a opção de conserto vai ter uma grande procura. As franquias de serviço, de uma forma geral, são uma boa pedida e costumam ter um investimento inicial menor do que outros empreendimentos da área.

Pet shops continuarão em alta

Os pet shops viraram uma febre, especialmente nas grandes cidades. Os franqueados do setor estão indo bem, especialmente porque o fato de ser uma franquia traz mais segurança para quem quer que seu animal de estimação seja bem cuidado. Uma tendência dentro desse setor são os pet shops móveis, que podem levar seus produtos e serviços em domicílio, conseguindo lucros ao se beneficiarem da constante falta de tempo dos brasileiros.

Essas são as principais tendências em franquias do mercado brasileiro para os próximos meses. O setor continua em crescimento e quem quer empreender e ser dono do seu próprio negócio deve certamente considerar essa opção.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados