Franquias de sucesso: escolha o setor certo para investir

0
SHARES

Abrir uma franquia é um bom investimento. Ao mesmo tempo em que o empreendedor tem seu negócio próprio, ele tem a segurança de vender um produto já conhecido e aceito pelo mercado. Além disso, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que o setor de franquias teve um crescimento de 8,3% em 2015 se comparado a 2014. Em valores absolutos, esse resultado representou R$ 139 bilhões. Mas qual é o setor certo para investir no mercado de franchising?

Confira a lista dos melhores segmentos para investir em 2016, considerando os resultados apresentados em 2015 no setor de franchising:

Calçados e acessórios pessoais

Esse segmento está em expansão, tendo crescido 12% somente em 2015. Esse foi o melhor resultado entre os diversos setores de franchising — e há vários motivos para isso. Um deles é o valor do ticket médio (média de valor gasto por cada consumidor no estabelecimento), que é acessível para a maioria dos brasileiros. Além disso, os produtos são úteis e devem ser adquiridos com certa frequência.

LEIA MAIS: Veja prós e contras de investir em franquias

Outra razão para o resultado positivo foi a estratégia do omnichannel, ou seja, o uso de vários canais de comunicação com o cliente para concretizar vendas.

Negócios, serviços e outros varejos

O crescimento desse setor foi de 10,2% em 2015. Por ser muito amplo, ficou em segundo lugar no percentual de crescimento. O franchising de negócios, serviços e outros varejos abrange lojas de conveniência, mercados pequenos e até os Correios.

O preço da gasolina foi um incentivador do aumento desse segmento, já que muitas pessoas passaram a adquirir produtos nas lojas de conveniência.

Turismo e hotelaria

Apesar da crise econômica brasileira, o setor de turismo e hotelaria teve um crescimento de 9% em 2015 no mercado de franchising. O resultado é devido especialmente a viagens nacionais e ao hábito da nova classe média, que, nos últimos anos, “aprendeu” a viajar e agora continua adotando essa experiência.

Os sites que comparam melhores preços de passagens e hospedagem também auxiliam o segmento, já que os clientes podem encontrar a melhor opção para suas necessidades.

LEIA MAIS: Veja como registrar a marca de sua empresa

Alimentação

O setor de alimentação é muito necessário, mas seu alto crescimento relativo às franquias, de 8,9% em 2015, foi ocasionado por diversos fatores, como a ampliação do mix de produtos, por exemplo. Algumas novidades que impulsionaram o setor foram a venda de comidas saudáveis e que atendem a consumidores específicos (como alimentos sem glúten), negócios que vendem comidas caseiras e lojas que oferecem produtos únicos, ou seja, que não podem ser facilmente encontrados em outros estabelecimentos.

Assim, o setor de alimentação vem se remodelando e, por isso, é uma das franquias de sucesso.

Veículos

O crescimento desse segmento foi de 8,8% no mercado de franquias. O motivo foi o fato de a crise incentivar a compra de veículos seminovos. Como esses veículos exigem mais manutenção, o consumidor prefere optar por franquias, que podem oferecer mais suporte caso ocorra algum problema.

A locação de carros também foi outro fator que incentivou as franquias desse segmento.

LEIA MAIS: 5 erros que você deve evitar na gestão do seu negócio

Como escolher uma franquia de sucesso

Apesar de os segmentos citados terem tido bons resultados em 2015, o empreendedor não deve levar somente esse fator em consideração. Ao escolher a franquia, ele também deve pensar sobre a sua identificação com o segmento e fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa.

Além disso, deve-se pensar no orçamento disponível. Se o valor for de até R$ 80 mil, uma boa opção é abrir uma microfranquia. Outra opção são as franquias virtuais, que pedem investimento baixo e podem ser gerenciadas inclusive de casa.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças.