4 filmes obrigatórios para quem deseja abrir o próprio negócio

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Quando se trata de conseguir inspiração para resolver problemas na vida real, a arte é uma das primeiras fontes a ser explorada. O estímulo gerado pela imaginação ajuda a enxergar conflitos antigos sob uma nova perspectiva, levando a soluções mais eficientes. Isso também ocorre com quem quer abrir o próprio negócio, pois o mais importante é ter uma visão única sobre o produto e sua colocação no mercado. E com a ajuda da sétima arte, haverá criatividade de sobra.

Confira agora 4 filmes indispensáveis para quem vai abrir o próprio negócio e algumas das importantes lições que eles passam:

  • O homem que mudou o jogo (Moneyball), 2011

Direcionado por Bennett Miller e estrelado por Brad Pitt, o filme é baseado em uma história real. O protagonista, Billy Beane, é gerente do time de beisebol Oakland A’s (Ases de Oakland), um time que contrata principalmente jogadores estudantes, mas que logo os perde para times maiores. Frustrado com a falta de vitórias, ele se une a um colega de trabalho e aplica sua visão mais distanciada do esporte para revolucionar a forma como os times são escalados.

LEIA TAMBÉM: Veja 12 livros fundamentais para empreendedores

Até o momento, os técnicos escolhiam seus jogadores com base em características de grandes astros ou traços de personalidade, mas estes não passavam muito tempo no time. Billy então começa a considerar as estatísticas de cada jogador, como a frequência de rebatidas bem-sucedidas e como chegam até determinada base.

Ele remove o fator emocional do esporte e passa a tratar tudo com frieza, de certa forma, abrindo o próprio negócio dentro do beisebol. Com isso, ele leva seu time de jogadores de baixo custo a diversas vitórias.

  • À procura da felicidade (The pursuit of happyness), 2006

Estrelado por Will Smith, junto com seu filho, Jaden Smith, é considerado um dos clássicos modernos do cinema. A história é sobre Chris Gardner, um homem de meia idade passando por uma crise para sustentar sua família. Sua esposa trabalha o dia inteiro, mas as contas estão atrasadas e ele não consegue revender seus Scanners de Medula Óssea. Um dia ele passa em frente a uma corretora de valores e move o mundo para conseguir um estágio.

O filme é acompanhado pela narração do protagonista, mostrando alguns dos insights e sentimentos durante sua jornada. Várias cenas do filme são icônicas e muito tocantes, mostrando como cada pessoa pode e deve encontrar seu caminho no mundo para atingir seus objetivos, não importa o quão impossíveis eles pareçam.

  • O poderoso chefão (The Godfather), 1972

Mais um clássico do cinema, dirigido por Francis Coppola e estrelado por Marlon Brando. O filme conta a história da família Corleone, famosa máfia italiana, e mostra algumas das dificuldades em abrir o próprio negócio dentro da família.

Evitando entrar em muitos detalhes, esse clássico ensina a importância de saber liderar e separar a confiança familiar dos negócios, pois nem sempre o sangue é o melhor critério de julgamento.

  • Sociedade dos poetas mortos (Dead Poets Society), 1989

Dessa lista, é o menos voltado para o mundo empresarial, mas ainda com grande valor para quem vai abrir o próprio negócio. Estrelado por Robin Willians e dirigido por Peter Weir, o filme conta a história do professor de poesia John Keating e seus alunos. A maior parte da história se passa na Academia Wealton, uma escola extremamente exigente, tradicional e rígida. A frustração e o tédio dos estudantes ficam claros nos primeiros minutos do filme.

Assim que o professor chega, muito disso muda de figura. Ele ensina sua turma a buscar novas perspectivas, contestar o status quo e encontrar algo mais estimulante na vida. Ele não pede que simplesmente destruam a ordem, mas que a repensem e encontrem novas formas de organizá-la.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados