Filmes inspiradores para empreendedores

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Já comentamos aqui no nosso blog sobre livros dedicados ao pequeno empresário, de forma que ajudem ou inspirem a gestão da sua empresa. Hoje, falaremos sobre filmes que trazem histórias que impelem-nos a ser pessoas melhores e/ou que mostram como o mundo funciona, que todo empreendedor deve assistir.The Social Network (A Rede Social, 2010)

Conhecido como “o filme do Facebook”, The Social Network é baseado no livro “Bilionários por acaso” (Ben Mezrich), biografia não autorizada da criação de Mark Zuckerberg. Com ótimas atuações de Jesse Eisenberg e Andrew Garfield, o filme conta como a ideia de um lugar onde as pessoas compartilham suas informações gera uma história cheia de dinheiro, traição e decisões difíceis sobre grandes oportunidades.

Moneyball (O Homem que Mudou o Jogo, 2011)

Também baseado em um livro de sucesso (Moneyball: the art of winning an unfair game, não traduzido, de Michael Lewis), Moneyball conta a história real de Billy Beane, ex-jogador de baseball e gerente do Oakland Athletics, um time com pouco dinheiro e poucos resultados. Apostando num método inovador de avaliar jogadores proposto pelo recém-formado em economia Peter Brand, Beane desafia toda a comissão técnica do time com jogadores desvalorizados por olheiros que levam o time a uma sequência de vitória nunca vista e mudam radicalmente a gestão do esportPirates of the Silicon Valley (Piratas da Informática, 1999)

Todos conhecem os gênios Bill Gates e Steve Jobs, mas poucos sabem como se construiu a história desses gigantes, cuja rivalidade fez a informática e a tecnologia serem o que são hoje. Com uma visão lírica, Pirates of the Silicon Valley conta as origens da Apple e da Microsoft, e como elas se tornaram as mega corporações de hoje sob a batuta de seus líderes geniais.

Rocky (Rocky: um Lutador, 1978)

Mais do que um filme, uma lição de vida sobre aproveitar uma chance que a vida oferece. Rocky Balboa é um boxeador pobre e cobrador de agiota que recebe a oportunidade de lutar contra um campeão mundial, e que precisa lutar contra as poucas chances de vencer e as pessoas desesperançadas que não acreditam nele.

The Pursuit of Happyness (À Procura da Felicidade, 2006)

Outra lição de vida, The Pursuit of Happyness (sic) traz uma atuação exemplar de Will Smith como Chris Gardner. Depois que sua esposa sai de casa, ele precisa cuidar sozinho do filho Christopher enquanto precisa manter a esperança de um emprego e uma vida melhor para os dois, e mostrar para o filho que nunca se deve desistir dos sonhos.

Cena extra: The Corporation (A Corporação, 2004)

Um completo raio-X do conceito moderno de corporação, The Corporation vai a fundo e mostra a história do surgimento desse conceito como pessoas jurídicas, sua evolução ao longo da civilização, como a busca desenfreada por poder e dinheiro faz as empresas terem perfil sociopata e psicótico, e os vários exemplos que qualquer empresa jamais deve seguir.

E você? O que te inspira a ser um empresário melhor? Compartilhe conosco o que te motiva nos comentários, e aproveite o fim de ano para adicionar mais filmes à sua coleção e não precisar esperar o ano que vem para melhorar a gestão financeira da sua empresa com o ZeroPaper.

Artigos Relacionados