5 filmes inspiradores que explicam o que é empreendedorismo

2712
SHARES

Uma das palavras de ordem de hoje em dia é empreendedorismo. Especialmente com as facilidades propiciadas com a internet e o comércio online, ou mesmo pelo perfil das novas gerações que procuram ter sucesso próprio, empreender tem se tornado cada vez mais comum.

Mas o que significa empreender? Empreender é mais que apenas criar um negócio: é criar algo novo e competente assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais em busca de solidificar uma ideia ou plano. É utilizar suas competências com autonomia para procurar o sucesso de uma visão ou de um conceito.

LEIA TAMBÉM: Veja 5 livros fundamentais para empreendedores

Afinal, empreender é ter coragem de tentar algo; esse é o traço diferencial de um empreendedor. Ele tem um conceito, planeja sua execução, põe em prática seu plano e não se desestimula por percalços no caminho. Afinal, empreender, de fato, é inovar no mundo dos negócios.

E esse caminho de inovação e tentativas requer, às vezes, inspiração para seguir em frente. Por isso, separamos uma lista de 5 filmes inspiradores que explicam o que é empreendedorismo. Confira!

À Procura da Felicidade (2006)

Estrelado por Will Smith, À Procura da Felicidade é baseado na história real de Chris Gardner, corretor da bolsa e empresário norte-americano, que saiu de uma situação de morador de rua para uma fortuna avaliada em 600 milhões de dólares. O filme conta como Chris, na companhia de seu filho de 2 anos, perseguiu o sucesso e sua chance contra todas as adversidades e já é um clássico quando se fala em motivação e empreendedorismo.

A Rede Social (2010)

Estrelado por Jesse Eisenberg, conta a história de Mark Zuckerberg, fundador da rede social mais bem-sucedida do mundo, o Facebook. O filme conta como foi o início, a ideia que o motivou e como ele levou a frente o projeto que o tornou um dos homens mais ricos e influentes do mundo. Uma lição de como seguir uma visão e um conceito.

A Grande Virada (1996)

Estrelado por Tom Cruise e inspirado na história de vida de Leigh Steinberg, conta a história de como o agente esportivo Jerry Maguire alcançou o sucesso após ser afastado e perder clientes, por acreditar que os agentes deveriam dar um tratamento mais humanizado a eles. Mostra a superação e recomeço após o fracasso, e como é árduo o caminho de entrar um mercado competitivo para montar seu próprio negócio de sucesso.

O Aviador (2004)

Estrelado por Leonardo di Caprio, esse filme conta a história de Howard Hughes, empresário e empreendedor dos Estados Unidos que, mesmo ficando milionário pela herança de seu pai aos 18 anos, foi obcecado em criar negócios. Hughes, além de outras áreas, foi famoso por investir no cinema em Hollywood e na sua paixão, a aviação. O Aviador mostra como uma mente inquietante e empreendedora funciona, mesmo quando já tem dinheiro e sucesso.

Jobs (2013)

Estrelado por Ashton Kutcher, esse filme conta a trajetória de vida de um dos maiores e mais famosos empreendedores do século XX, Steve Jobs, fundador da Apple e responsável por inovações constantes no mercado da informática. O filme mostra como a ambição e a persistência são fortes armas para o empreendedor, se bem utilizadas. Além disso, é uma verdadeira lição sobre como lidar com o mercado.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.