5 passos para fazer o seu negócio crescer

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Os empreendedores enfrentam muitos desafios ao abrir uma empresa. De acordo com o SEBRAE-SP, mais de 50% das empresas não completam cinco anos de atividade. E uma das razões é a gestão deficiente. Pensando nisso, listamos os 5 principais passos que você deve seguir para que seu negócio cresça de forma saudável.

  • Siga o planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é a primeira e principal dica para qualquer empreendedor de sucesso. Uma empresa deve saber, claramente, sua atual situação (financeira, física, societária, de mercado etc.) e onde deseja chegar. Por isso, o ideal é colocar em prática as estratégias comerciais e financeiras estabelecidas por um planejamento orçamentário.

  • Tome empréstimos, mas tenha cautela

Investir na expansão de maquinário? Contratar novos funcionários? Aumentar a produtividade? Talvez sejam esses os principais questionamentos diários de todo empreendedor.

Se a solução for tomar um empréstimo no banco, fique atento para os contratos de concessão de crédito e saiba exatamente quais serão os juros e as garantias envolvidas.  Quanto maior o empréstimo, maior o comprometimento de sua renda e de seu patrimônio. Por essa razão, considere cuidadosamente esses fatores antes de tomar essa decisão.

  • Aumente o lucro, mas reduza gastos internos

Crescimento é sinônimo de lucro? Pode ser que sim, pode ser que não. Talvez o crescimento seja acompanhado, também, do aumento de despesas e de custos comerciais. Nesse caso, é importante que você reflita sobre a necessidade constante de, ao gerir seus negócios, reduzir ao máximo os custos gastos de produção. Como fazer isso?

Leia também: 6 dicas para cortar custos sem demitir

Um controle financeiro minucioso pode te ajudar a analisar a atual situação de sua empresa para que você realize as mudanças necessárias. Se você usa o QuickBooks ZeroPaper, por exemplo, pode extrair relatórios e saber quais despesas podem ser cortadas ou reduzidas.

  • Diversifique seus negócios

Uma cartela diversificada de produtos e de serviços atrai um número maior de consumidores e reduz os riscos de fracasso comercial, porque equilibra diferentes tipos de predileções e de necessidades. Nesse sentido, ainda que sua empresa se concentre na produção de cosméticos, por exemplo, reflita sobre o tipo de consumidor que pretende atrair e oferte produtos relacionados, como higiene pessoal e perfumaria.

  • Tenha inciativa

Bons empreendedores são pessoas de muita iniciativa. Assim, não se deixe abalar por adversidades financeiras e contratempos comerciais. Reflita sobre as possibilidades de ação e supere eventuais problemas por meio de soluções criativas e eficientes. Coloque a “mão na massa”!

Para receber mais informações sobre economia e finanças, deixe suas dúvidas e comentários aqui. Participe!

Artigos Relacionados

André Macedo dá dicas para empresas na Feira do Empreendedor

Durante palestra realizada neste sábado (20/2) na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP,…

Leia Mais

Aprenda a aumentar a margem de lucro do seu negócio

Ter uma margem de lucro correta nos produtos é muito importante para…

Leia Mais

8 dicas para abrir uma empresa investindo pouco

Abrir uma empresa e ser dono do próprio negócio é um sonho…

Leia Mais