Empreender com sucesso: 8 competências essenciais para ser um vencedor

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Sabia que, só no Brasil, dois em cada três jovens sonham em ter o seu negócio próprio?

É o que revela uma pesquisa divulgada no início de janeiro deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que avaliou jovens empreendedores de nove cidades do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. O estudo contou com 5.681 entrevistas com pessoas entre 25 e 35 anos, e Ensino Superior completo ou em andamento.

Diante desse cenário, veja oito competências essenciais para empreender com sucesso.

  1. Iniciativa

Ser um bom empreendedor é ter iniciativa, uma competência praticamente autoexplicativa e que significa agir com antecipação, correr riscos calculados, identificar oportunidades e pensar sobre como expandir os negócios.

  1. Autoconfiança

Ter segurança sobre o seu propósito também é fundamental. Para isso, o que vale é a confiança na capacidade de enfrentar desafios, sabendo se impor e tendo opinião própria.

  1. Informação

Se até o pai da psicanálise, Sigmund Freud, explica que só o conhecimento traz o poder, a informação também pode e deve ser usada por empreendedores que desejam alcançar sucesso. Uma boa ideia é buscar inspiração em empresas e pessoas bem-sucedidas no mesmo nicho do seu negócio. As redes sociais podem facilitar muito essa pesquisa.

  1. Eficiência

Trabalhar sempre buscando oferecer serviços e produtos melhores, de forma mais rápida e reduzindo, aos poucos, os seus custos.

  1. Persistência

Ser persistente é ter comprometimento e resiliência ao lidar com barreiras e obstáculos que possam surgir no caminho. A persistência incentiva o empreendedor de sucesso a não desistir e, ainda, a dar a volta por cima e ir além, ultrapassando seus limites.

  1. Networking

Conhecer pessoas e estar aberto ao diálogo também fazem parte da arte de empreender. Lembra daquele influenciador que ajudou uma empresa a propagar sua mensagem e a alcançar resultados incríveis em vendas? Também se inclui nisso. Veja como organizar e atualizar sua agenda de contatos com os inovadores QuickBooks ZeroPaper!

  1. Comprometimento

Empreender com sucesso é saber equilibrar a vida profissional e pessoal, sem extrapolar. É claro que algumas vezes é preciso renunciar escolhas e, por exemplo, deixar de comparecer àquele almoço em família porque teve uma reunião no mesmo horário. O empreendedor de sucesso sabe que é responsável pelos resultados que alcança.

  1. Olhar crítico e analítico

Agora, por fim, mas não menos importante do que as outras competências, pense junto com a gente: de que adianta vender muito se você não acompanhar seus resultados? Pode ser que no próximo mês as vendas sejam piores, por isso, é preciso monitoramento para analisar e entender o que pode ser ainda melhor para negócios de sucesso.

Leia também: Conheça 6 empreendedores de sucesso com menos de 30 anos.

Artigos Relacionados