A importância da Educação Financeira Infantil

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

Para que seja mais eficaz, a educação financeira deve começar a ser aplicada desde cedo em escolas. É o que aponta um estudo do Banco Mundial, realizado em parceria com a Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) e citado em reportagem da Folha de S. Paulo.

O estudo foi feito com cerca de 9 mil alunos do ensino fundamental (quinto, sétimo e nono anos) durante o ano de 2015. Nas pesquisas, os alunos concordavam ou não com diversas afirmações sobre educação financeira, como “Não vejo problema em dever dinheiro”, ou “Compro o que eu quero, depois vejo como pagar”.

A diferença entre os alunos que tiveram aulas de educação financeira infantil e os que não tiveram foi mais acentuada entre os estudantes dos quinto e sétimo anos. Já entre os alunos do nono ano a diferença não foi tão acentuada.

Segundo Caio Piza, economista do Banco Mundial e um dos responsáveis pelo projeto, os alunos do nono ano, por serem mais velhos, estão mais expostos a propaganda e atitudes que minimizam os males do endividamento e estimulam compras a prazo e cartão de crédito.

O papel da mesada na educação financeira infantil

Um componente fundamental na educação financeira de crianças é a mesada, recomendada por muitos consultores financeiros. Em seu blog, o economista e consultor financeiro Samy Dana explica que mesada é um instrumento importante para que a criança comece a ter noção de controle financeiro, para entender os gastos essenciais e aqueles são supérfluos e se programar para adquirir as coisas que deseja, como um brinquedo caro. Neste sentido, o dinheiro mensal pode ser benéfico para a educação financeira da criança.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados

Autônomo: 5 dicas para fazer o controle financeiro do seu negócio

Os riscos de atuar como profissional autônomo são de sua total responsabilidade,…

Leia Mais

Como escolher um sistema de controle financeiro online

Sabia que a falta de controle financeiro é uma das principais causas…

Leia Mais

Conheça três franquias para pequenos empreendedores

Muitas pessoas que têm o desejo de ter a sua própria empresa…

Leia Mais