Veja 5 dicas de empreendedores brasileiros da área de tecnologia

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Artigo escrito por Bruna Gala

Empreender é sempre um desafio, especialmente na área de tecnologia. Perguntamos a alguns dos melhores empreendedores brasileiros suas dicas para o sucesso.

Construa um time coeso

“O time é o ativo mais importante da minha empresa, foi esse o maior valor que criamos desde 2007. Para manter um time coeso e produtivo é preciso vencer vários desafios, o primeiro é contratar as pessoas certas para a empresa.” – Marco Gomes, fundador da Boobox, no post “Conselhos para o empreendedor que está começando”, de seu blog.

De acordo com Gomes, empreendedores de sucesso sabem como construir e manter uma equipe de trabalhadores forte, comprometida e talentosa. É possível que você tenha uma ótima ideia de negócio, mas você precisa de um time excepcional para ser bem-sucedido. A sua equipe deve compartilhar a mesma visão, ser confiável e comprometida com você e seu negócio.

Não tenha medo de errar

“Errar faz parte do ato de empreender”. André Macedo, diretor geral da Intuit Brasil e cofundador da ZeroPaper.

Para Macedo, é importante manter o foco e ser organizado quando se está começando um negócio. “Eu quero ajudar empreendedores que estão começando. É por isso que eu criei um aplicativo fácil de usar que ajuda o empreendedor a ter controle do fluxo de caixa, a gerar relatórios financeiros e emitir boletos. O melhor de tudo: ele é educativo”.

Tenha um diferencial

“Ter um diferencial competitivo é fundamental para que pequenas empresas consigam fazer frente às grandes.” – Miguel Krigsner, fundador de O Boticário, em entrevista ao site UOL.

De acordo com Krigsner, as inovações são ótimas para ajudar o seu negócio a se sobressair, mas outros fatores também funcionam como um diferencial. Entre eles, destacam-se: atendimento ao cliente, cumprimento de prazos e a oferta de produtos de qualidade.

Não tenha medo de ter sócios

“Dividir as angústias da pequena empresa com alguém já é um bom caminho para acalmar o medo de fracasso do empreendedor.” – Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendorismo do Insper, em entrevista ao Canal do Empreendedor.

Para Nagakawa, “os brasileiros ainda têm preconceito com a ideia de dividir poder”, mas um parceiro de negócios deve ser visto como um ativo importante, que torna possível a troca de ideias, força e conselhos.

Não tenha medo de arriscar

“É preciso confiar na sua intuição.” – Reinaldo Normand, empreendedor e cofundador da 2Mundos, empresa de jogos sociais, em entrevista à seção “Olhar Digital” do site UOL, em 27 de dezembro de 2012.

Para Normand, os seus instintos ajudam você a tomar as decisões certas nos negócios. Ele também acredita que você deve assumir riscos e tomar cuidado com conselhos de outros e que não deve se preocupar com o que os outros dizem sobre você e suas escolhas. “Se não te chamarem de irresponsável, louco ou inconsequente é porque tem algo errado e você não está arriscando o suficiente”, diz o líder da empresa de jogos sociais.

Outro ponto fundamental para o sucesso é cuidar de sua gestão financeira. Os produtos da linha QuickBooks ajudam você a ter mais visibilidade do seu negócio e fazer sua empresa prosperar. Saiba mais em www.quickbooks.com.br.

Artigos Relacionados