Dicas para saber se você tem o perfil de empreendedor

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

O sonho do negócio próprio é comum a muitos brasileiros. A vontade de mudar de vida, ter seu próprio horário de trabalho ou mesmo não ter mais chefe são alguns dos motivos mais conhecidos para iniciar jornada no empreendedorismo. Mas, antes de começar, o futuro empreendedor precisa avaliar se conta com as habilidades, recursos necessários e se tem resiliência.

Como saber se tenho perfil de empreendedor?
Para descobrir se você tem vocação para o empreendedorismo é preciso, antes de tudo, refletir sobre o quanto está disposto a empreender. Mais do que fugir de algo negativo, como estar insatisfeito com a situação atual de empregado, com chefe e salário, ter um perfil empreendedor é estar pronto para lutar pelo seu negócio, mesmo com os riscos e incertezas do mercado.

Leia também: É hora de sair do emprego e empreender?

Você acredita no seu negócio?
Fazer o que você gosta e acredita é sempre a escolha certa. E mesmo que você esteja nadando contra a maré, sempre é possível conseguir se destacar. Está disposto a arriscar? Siga em frente, mantendo a sua motivação, paciência e persistência: você vai chegar lá!

Você prefere arriscar ou ficar na zona de conforto?
Entre as principais características essenciais ao empreendedor estão, principalmente, a vontade de encarar e assumir riscos, além de inovar e sair da zona de conforto. Ser expert em inventar desculpas para não cumprir objetivos ou em deixar tarefas importantes para depois não se enquadram no perfil do empreendedor de sucesso.

Você lida com os problemas ou foge deles?
Outra característica essencial do perfil empreendedor é a resiliência – capacidade de lidar com problemas e enfrentar desafios sem entrar em conflitos psicológicos ou emocionais. Aí também entra a inteligência emocional, conceito criado pelo psicólogo Daniel Goleman que descreve como pessoas emocionalmente inteligentes aquelas que conseguem identificar e lidar com suas emoções.

Você gosta de aprender?
Estar aberto a novos aprendizados também faz parte do empreendedorismo. Afinal, eles podem ajudar na melhoria contínua de produtos e serviços. Por isso, todas as pesquisas são válidas: seja em livros de empreendedorismo, conversas informais, reuniões ou pela própria internet em sites, blogs e redes sociais como Facebook e Linkedin.

Leia também: 5 filmes inspiradores que explicam o que é empreendedorismo

Você está disposto a fazer o que for preciso no seu negócio?
Ter um perfil empreendedor não significa apenas ter uma ideia inovadora ou muita vontade de empreender, mas também estar por dentro de tudo o que envolve o negócio, como fazer o fluxo de caixa, relatórios gerenciais e prestação de contas. Arrastar caixa, lavar o chão e organizar a papelada também estão incluídos nisso. O importante é ter uma visão geral sobre sua empreitada.

Você consegue separar vida pessoal e profissional?
Sabe aquele papo que empreendedor precisa separar bem a vida pessoal da profissional, não confundindo gastos pessoais com gastos empresariais? Isso também diz respeito às contas a pagar e contas a receber, o que ajuda a tornar o negócio mais saudável. Ter o pé no chão é fundamental para empreender sem passar por imprevistos. Por isso, saiba direcionar seu dinheiro para o que realmente precisa investir.

Leia também: Finanças pessoais x finanças empresariais: porque você não deve misturá-las

Você está aberto a compartilhar sua ideia?
O diálogo é sempre bem-vindo no mundo dos negócios. E como muitos iniciantes têm medo de compartilhar suas ideias, às vezes acabam perdendo oportunidades que poderiam servir como alavanca para o crescimento. Por isso, ter perfil de empreendedor é estar aberto a conversar sobre suas ideias e também saber ouvir as sugestões dos familiares e colegas.

Para continuar conferindo dicas sobre empreendedorismo e controle financeiro você pode acompanhar os conteúdos exclusivos do Blog do QuickBooks!

Artigos Relacionados

10 sinais de que você tem tudo para ser um grande empreendedor

Você está sempre cheio de ideias para novas empresas? A ideia de…

Leia Mais

Descubra se você está pronto para abrir uma empresa

Abrir uma empresa permite que você seja seu próprio chefe em uma…

Leia Mais

5 coisas que todo empreendedor precisa saber

Empreender é o sonho de muita gente que busca maior liberdade profissional.…

Leia Mais