7 dicas para negociar melhor com fornecedores

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Quando foi a última vez que você renegociou preços com seus fornecedores? Essa é uma das melhores maneiras de diminuir despesas para que você possa ter mais lucro nos seus negócios. Como dizem, tudo é negociável, mas você deve estar preparado antes de começar a pechinchar se quiser obter o melhor negócio. Veja a seguir sete dicas para sair na frente.

  1. Faça propaganda de si mesmo como alguém que gerará muitos negócios para eles

Os fornecedores são iguais a qualquer outro empresário: Eles querem vender o máximo de produtos possível e gostam dos clientes que podem ajudá-los a atingir essa meta. Ao negociar com fornecedores, deixe claro para eles que você trará oportunidades de negócios em longo prazo. Se você tem um histórico de compras com eles, informe quantos negócios eles podem esperar com base nessas compras. Caso esteja começando, forneça a eles um plano de projeções de vendas baseado em lógica e pesquisa.

  1. Pense além do preço

Se o fornecedor não quiser mexer no preço, você pode negociar outros pontos que ajudarão a diminuir suas despesas. Por exemplo, você pode negociar redução do pagamento inicial, desconto para compras em grande quantidade, envio mais rápido sem custos adicionais para você ou melhorias na garantia, como duração ou abrangência. Além disso, se você solicitar e receber prazos mais longos, melhorará seu fluxo de caixa. Você também pode pedir descontos adicionais ao pagar suas faturas antecipadamente.

  1. Converse com vários fornecedores

Para encorajar preços competitivos, converse com pelo menos três fornecedores e os informe de que está procurando outras cotações. Explique a eles que você escolherá o fornecedor que ofereça a oferta mais competitiva. Não se esqueça de ter a qualidade em mente ao considerar as ofertas.

  1. Ofereça depósitos maiores para um desconto maior

Os fornecedores se preocupam com as contas a receber assim como qualquer empresário. Por isso, outra maneira de garantir descontos maiores é oferecer depósitos maiores nos seus pedidos. Se o fornecedor sabe que receberá de 50% a 60% adiantados, seu poder de negociação e a probabilidade de negociação de preços aumentam.

  1. Não aceite a primeira oferta

As regras para lidar com um fornecedor são as mesmas de qualquer negociação comercial, e a mais básica delas é nunca aceitar a primeira oferta da outra parte. Em vez disso, você pode fazer uma contraoferta ou pedir que eles façam uma oferta com preço melhor. Justifique esse pedido com a quantidade de negócios que está oferecendo a eles, o fato de querer uma parceria de longo prazo ou porque o preço inclui serviços ou recursos que você não pretende usar.

  1. Considere transferir todos os seus negócios para um único fornecedor

Os fornecedores gostam de empresários que encomendam muitos produtos deles. Muitas vezes, essas pessoas obtêm mais descontos e outras vantagens dos fornecedores. Se você trabalha com vários fornecedores, considere transferir seus negócios todos para um só. Antes de fazer a transição, porém, ligue para o fornecedor e converse com ele sobre maiores descontos em troca de todos os seus negócios.

  1. Seja alguém com quem os fornecedores querem fazer negócios

Não importa a quantidade de negócios que você traz para seus fornecedores, se for um cliente-problema, não conseguirá a melhor oferta porque é muito trabalhoso fazer negócios com você. Para manter um bom relacionamento com os fornecedores, também é importante lembrar que, enquanto eles precisam de você como cliente, você também precisa deles. Não se esqueça de pagar suas contas em dia, manter uma comunicação aberta e tratar a relação como uma parceria, na qual ambos obtêm o que precisam.

Negociar com fornecedores não precisa ser difícil, mas é melhor ter um plano antes de abordá-los. Siga as sete dicas acima para aumentar suas chances de sair vencedor.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados