5 dicas fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Como se tornar um empreendedor de sucesso? Não são só pessoas que já empreendem que se fazem essa pergunta, mas também aqueles que ainda sonham em fazer isso. A verdade é que isso requer muito trabalho e disciplina, que por sua vez levam a desenvolver certas qualidades essenciais. Veja 5 delas no post de hoje:

Não fique só nas ideias, tenha iniciativa

Como você já deve ter visto por aí, ideias são supervalorizadas. O que conta mesmo é a capacidade de quem a teve seguir em frente e tirá-la do papel. Esta característica, a iniciativa, é justamente o que separa um empreendedor de sucesso dos demais, que se contentam em fazer apenas o básico.

Mas não confunda iniciativa com empolgação. A mera empolgação logo passa e a execução do projeto vai embora junto com ela, enquanto a iniciativa leva o trabalho até o fim.

Saiba como calcular riscos

Muito se fala que um empreendedor de sucesso deve ter coragem para enfrentar riscos e fazer o que ninguém mais considera possível ou prudente. Contudo, isso não acontece por acaso ou só pela intuição, e sim pela habilidade de calcular os riscos envolvidos no empreendimento, diminui-los onde for possível e decidir seguir em frente ou não com a ideia.

Dessa forma, a probabilidade de se envolver somente em projetos bem-sucedidos aumenta bastante.

Tenha boa percepção do ambiente à sua volta

Outro fator importante é estar atento ao que acontece à sua volta e perceber como cada coisa pode afetar a saúde e o progresso do negócio. É muito comum ficar preso só nos aspectos administrativos e se esquecer de conversar com os clientes, olhar para o mercado e desenvolver novas ações que visem melhorar o andamento da empresa.

Além disso, é fundamental também se atentar para mudanças nas leis e impostos, bem como no cenário político, a fim de evitar prejuízos e se adaptar a novas circunstâncias.

Desenvolva inteligência emocional

Inteligência emocional diz respeito ao modo como você reagirá em situações de extrema pressão ou estresse. Em outras palavras, é como você se comporta quando dá tudo errado. E, acredite, boa parte da vida de um empreendedor de sucesso é feita de situações assim.

Por isso, se manter calmo a fim de solucionar problemas no calor do momento é uma das maiores qualidades que você deve se dedicar a desenvolver.

Quando cair, se levante e volte ao jogo

Se lidar com a pressão é essencial, demonstrar perseverança não é de menor importância. Basta pesquisar um pouco para ver que alguns dos maiores casos de sucesso da história foram de pessoas que caíram inúmeras vezes até conseguir o que queriam. Por isso, não desista no primeiro suposto fracasso: se levante e volte ao jogo.

É verdade que desenvolver essas qualidades não é fácil, mas está ao alcance de qualquer um que esteja realmente disposto a se empenhar para ser um empreendedor de sucesso. Use suas habilidades naturais como ponto de partida e trabalhe também suas fraquezas. Assim, você será um profissional mais completo e seu negócio sentirá o impacto desse progresso.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados