Conheça os 6 maiores desafios do pequeno empreendedor

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Não importa em qual mercado um negócio esteja inserido, o empreendedorismo vem com uma série de desafios. As recompensas valem a pena, mas, ainda assim, essas barreiras são capazes de fazer com que muitos microempreendedores desistam no meio do caminho porque não estão preparados para lidar com tudo isso.

A boa notícia é que as coisas não precisam ser desse jeito. A vida de um microempreendedor é cheia de desafios, mas eles podem ser dominados para conseguir os melhores resultados com sua empresa. Basta manter a cabeça erguida e seguir as abordagens que vamos recomendar abaixo. Dessa forma, o sucesso chega sem que você tropece em obstáculos.

Conheça os 6 maiores desafios do microempreendedor:

Construir relações

Um relacionamento harmonioso com os outros profissionais pode ser uma barreira que precisa ser vencida por um microempreendedor. Primeiramente, é preciso saber como realizar boas contratações, levando em conta o que cada pessoa pode trazer de positivo para a empresa na hora de complementar a equipe. É importante ter uma relação de trabalho saudável com todos e saber qual o momento de corrigir comportamentos.

Ficar de olho na inovação

Manter seus olhares voltados para a inovação é uma enorme vantagem competitiva, principalmente no caso das empresas mais jovens. Por isso, todo microempreendedor deve ficar atento às principais novidades do mercado. A todo momento podem surgir novas maneiras de trabalhar em seu segmento e é bastante prejudicial ignorar essas tendências.

Tomar decisões certeiras

Um microempreendedor está constantemente precisando decidir os caminhos que a sua nova empresa deve seguir. Uma escolha errada pode comprometer todo o seu sucesso, e essa responsabilidade consegue deixar o pequeno empreendedor um pouco inseguro e preocupado. Nenhuma startup evolui sem passar por obstáculos, e a melhor forma de superá-los é com decisões adequadas de sua liderança.

Ser fiel a uma visão

Como fundador de uma empresa, um microempreendedor imprime sobre ela as suas visões e pensamentos. Sua condução deve ser ditada pelo que ele acredita ser o rumo ideal. Acertar nesse caminho é essencial, mas tão importante quanto isso é ser fiel a essa visão. Toda startup precisa ser coerente com aquela que considera sua missão no mercado e tomar decisões que a contradizem pode tornar o trabalho muito mais difícil.

Vender a sua ideia

Todo microempreendedor precisa acreditar na sua empresa. Só que ele não deve parar por aí: essa crença tem que ser espalhada para todos que têm contato com ele. Se nem o fundador de uma startup acredita nela, por que investidores e clientes deveriam? Ao saber como vender a sua ideia adequadamente, as chances de sucesso aumentam.

Conhecer o cenário brasileiro

Além dos desafios referentes ao seu mercado específico, todo microempreendedor também precisa saber muito bem como é o funcionamento da gestão de empresas no Brasil. Por exemplo, busque informações sobre incubadoras e verifique como funciona a questão de investidores “anjo” de dentro do território nacional e de fora. Não deixe que a burocracia seja uma barreira até o seu sucesso!

Se você conseguir superar esses desafios, já pode se considerar um microempreendedor promissor. Vencê-los não significa se livrar deles para sempre: quando voltarem a ser um problema, você contará com a vivência de já ter lidado com estas questões antes para evitar que sejam um incômodo no seu caminho até o sucesso.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados

5 coisas que todo empreendedor precisa saber

Empreender é o sonho de muita gente que busca maior liberdade profissional.…

Leia Mais

Conheça os 6 maiores desafios do pequeno empreendedor

Não importa em qual mercado um negócio esteja inserido, o empreendedorismo vem…

Leia Mais

10 sinais de que você tem tudo para ser um grande empreendedor

Você está sempre cheio de ideias para novas empresas? A ideia de…

Leia Mais