Conheça mitos e verdades sobre abrir o próprio negócio

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. A ideia de não ter que prestar contas ao chefe e a possibilidade aumentar os rendimentos é atraente. Mas muitas vezes, esse desejo fica esquecido, pois muita gente acredita que é uma tarefa muito complexa. Embora, não seja tão fácil iniciar um empreendimento, não é uma missão impossível.

Para esclarecer essas dúvidas, separamos alguns mitos e verdades que vão te ajudar a entender mais sobre a  vida de um empreendedor. Confira!

Para abrir meu próprio negócio preciso de muito dinheiro inicial

Mito! Segundo pesquisas, 17% de todos os novos negócios abrem as portas com menos de cinco mil reais de investimento. Se você não tiver nem esse valor, inicie seu negócio enquanto ainda está trabalhando para os outros. Por mais que isso torne o início mais devagar e com menos tempo de dedicação, você terá a garantia de pagar suas contas todo mês e poderá tirar parte do seu salário para iniciar o que for necessário na empresa.

Com meu próprio negócio terei mais tempo pra mim

Mito! Esse é um mito e tanto, pois gerir uma empresa é algo que demanda muito tempo e trabalho, principalmente se você iniciou sozinho sua empreitada.

Você precisará estar disponível para os seus clientes em todo o horário comercial, não poderá tirar férias quando quiser e precisará cuidar e gerenciar toda a empresa, mesmo que possua empregados e colaboradores. Dependendo do ramo, a empresa contará com muitos setores. Como ter mais tempo e trabalhar menos diante disso?

É preciso iniciar a empresa com um plano de negócios

Verdade! Não é possível iniciar uma empresa do nada, sem colocar no papel: quanto o empreendedor dispõe e quanto será gasto no início da empresa, quais recursos serão necessários, quem são os clientes, quem são os concorrentes e como será feita a divulgação dos produtos e serviços.

Enfim, essas e outras informações são importantes e deverão estar no plano de negócios da empresa, para que o empreendedor saiba por onde começar, a quem deve delegar as tarefas e, sobretudo, tenha controle de suas finanças e investimentos.

Ganharei muito dinheiro tendo meu próprio negócio

Verdade! Quando você trabalha por conta própria não tem a mesma estabilidade de um servidor público, mas a possibilidade de ter um bom lucro a longo e médio prazo é grande. E  além de se realizar profissionalmente com seu próprio negócio, você poderá ganhar mais do que quando era empregado.

Quem faz o que gosta tem mais chances de alcançar o sucesso

Verdade! Estamos falando de sucesso em sentido amplo: subjetivo, do ponto de vista da realização pessoal do empreendedor, e objetivo, do ponto de vista do crescimento de uma empresa e sua boa recepção no mercado.

Se o empresário escolheu um ramo relativamente fácil de ganhar dinheiro, mas ao qual ele não se identifica, as chances de o negócio não dar certo são enormes, afinal de onde virá a motivação para ter boas ideias e aperfeiçoar a empresa?

Sendo assim, é melhor escolher um ramo de atividade compatível com seus gostos e habilidades pois, por mais que este ramo seja menos rentável inicialmente, o empreendedor terá a motivação e vontade para fazer a empresa crescer.

Artigos Relacionados