Como sair da crise financeira? 4 estratégias fortes para seu negócio

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Normalmente, as primeiras atitudes que donos de empresas tomam na crise é demitir funcionários, reduzir o quadro, trocar insumos dos produtos por mais baratos (e de qualidade inferior) ou ainda cortar o investimento em marketing. São atitudes que, sob uma análise atenta, mostram-se mais prejudiciais do que efetivas, pois criam um clima de instabilidade na empresa, uma má reputação com os clientes e ainda prejudicam a visibilidade da marca.

Assim, existem estratégias melhores para lidar com esse momento da economia. Além disso, períodos de crise não precisam necessariamente ser vistos apenas como algo prejudicial: eles podem ser ótimos momentos para fazer um balanço da empresa e otimizar suas diversas áreas. Nesse sentido, é possível enxergar custos e processos burocráticos desnecessários e tornar a empresa ainda melhor.

Por isso, separamos 4 estratégias para saber como sair da crise financeira e tornar sua empresa mais produtiva. Confira!

1 – Reavaliar o planejamento estratégico

Todo empreendedor, ao abrir uma empresa, precisa ter um planejamento estratégico e um plano de negócios, que vão nortear as decisões a serem tomadas. No entanto, muitas vezes as empresas deixam esse planejamento muito rígido e não o adaptam aos novos tempos e novos mercados. Considerando as mudanças constantes, é importante sempre reavaliá-los.

Usualmente, essa reavaliação deve ser feita a cada 2 anos, ao menos; mas, em um cenário de crise, ela se torna urgente. Por isso, uma estratégia de como sair da crise financeira é parar e rever como estão o plano de negócios e o planejamento estratégico, e retraçá-los de acordo com a situação atual.

LEIA MAIS: É empreendedor? Veja 5 atitudes essenciais para o sucesso

2 – Ajustar o horário de funcionamento

O horário de funcionamento da empresa deve estar de acordo com o seu público-alvo e também com o pico de vendas. Muitas vezes, reajustar o horário de funcionamento, inclusive reduzindo-o, pode trazer a economia e concentração de esforços. O importante é ajustar o horário mantendo a constância para os clientes. Fazer escalas entre os funcionários pode ser efetivo também, reduzindo o custo com a equipe ociosa sem precisar necessariamente reduzir a equipe.

3 – Focar na fidelização dos clientes

Na crise, conquistar novos clientes torna-se mais difícil, pois há menos propensão para gastos com o novo. Assim, algumas boas estratégias para as empresas são focar na fidelização dos clientes que ela já tem e reengajar aqueles que, por um motivo ou outro, deixaram de consumir. Há diversas formas de fazer a fidelização, como promoções, cartões de fidelidade etc.

LEIA MAIS: Veja dicas para lidar com reclamações de clientes

4 – Investir em marketing

Como já foi dito, muitas empresas, em momentos de crise, cortam o orçamento de marketing. Esse é um dos principais erros que podem cometer, pois é o marketing que expande os negócios e torna a marca mais conhecida. Na crise, é ainda mais importante convencer o consumidor da necessidade do produto. Por isso, o investimento em marketing é essencial.

No entanto, é importante rever as estratégias de marketing e repensar a forma como a marca se apresenta ao consumidor. Esse é o momento de se fazer forte e reconhecida.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Information may be abridged and therefore incomplete. This document/information does not constitute, and should not be considered a substitute for, legal or financial advice. Each financial situation is different, the advice provided is intended to be general. Please contact your financial or legal advisors for information specific to your situation.

Artigos Relacionados

Planejamento estratégico para microempresas: por que você deve fazer?

Como estar preparado para enfrentar diferentes situações, alcançando bons resultados nos negócios?…

Leia Mais

Veja 5 erros de orçamento de marketing em empresas novas

O marketing é a porta de entrada para o crescimento. Se bem…

Leia Mais

4 dicas para melhorar sua receita anual neste ano

Aprenda como aumentar a lucratividade dos seus negócios em poucos passos Em…

Leia Mais