Dicas de como abrir uma empresa de serviços

por Equipe QuickBooks

5 minutos de leitura

Caso você tenha uma habilidade ou área de especialização particular, abrir uma empresa de serviços pode ser o ideal para você. Uma empresa de serviços é simplesmente uma organização que fornece um serviço exclusivo para os clientes. Empresas de contabilidade, agências de publicidade, empresas de paisagismo, serviços de limpeza doméstica e salões de beleza são alguns exemplos das centenas de empresas de serviços em funcionamento hoje.

Quer  abrir uma empresa de serviços? Veja nossas dicas:

Certifique-se de que as pessoas pagarão por seu serviço

Isso parece simples, mas é importante para seu sucesso. Antes de abrir uma empresa de serviços, avalie se o que você faz é necessário para a comunidade. Faça muita pesquisa de mercado, entenda seus concorrentes, aprenda com eles e saiba tudo o que puder sobre as pessoas de sua cidade ou comunidade, ou seja, os futuros clientes para quem você planeja oferecer seu serviço.

Avalie o cenário antes de abrir uma empresa

Pode não parecer uma boa ideia deixar seu trabalho e cair de cabeça em sua nova empreitada. No entanto, se possível, considere primeiro oferecer seus serviços por fora enquanto continua em um emprego de tempo integral ou meio período. Assim, você poderá avaliar o mercado e ter uma ideia do que é preciso para abrir uma empresa. Além disso, você pode começar a estabelecer sua base de clientes lentamente, até que tenha negócios o suficiente para tornar sua nova empresa um trabalho de tempo integral.

Faça o controle financeiro da sua empresa

Um contador experiente em uma região de alta renda pode facilmente ter uma receita muito significativa no primeiro ano, já um pet shop com banho e tosa nem tanto. Ao começar, pode ser que você não consiga ter controle total do seu fluxo de caixa e acabe gastando mais do que recebe. Antes de fazer qualquer coisa, defina um orçamento e certifique-se de ter dinheiro suficiente em caixa para sustentar a empresa e você mesmo até que comece a lucrar.

Elabore um plano de negócios

Independentemente de você decidir começar devagar ou a todo vapor, reserve tempo para elaborar um plano de negócios completo. Assim, você terá uma avaliação realista de quanto dinheiro precisará para abrir uma empresa e quanto pode esperar gerar nos primeiros anos. Mas esteja ciente de que, quando a empresa começar, seu plano de negócio precisará ser atualizado e alterado a fim de se ajustar à sua realidade. Você pode descobrir que o dinheiro que você realmente gera é apenas metade do que apontavam as projeções. Por isso, certifique-se de que seu plano de negócio englobe essas possibilidades.

Organize suas finanças

Quando você souber o quanto precisa para abrir uma empresa, determine como fará para obter os fundos necessários. Você pode usar suas economias, pedir a um membro da família ou obter um empréstimo de um banco ou um investidor.

Conheça suas obrigações legais

Verifique com as leis estaduais e municipais de como obter as autorizações e o licenciamento necessários para sua área. Além disso, solicite as certificações e as licenças necessárias para o setor, campo e local.

Obtenha seguro para sua empresa

Vale a pena se proteger e também sua empresa. Muitas seguradoras oferecem seguros para pequenos empresários; pesquise e encontre uma opção que caiba no seu bolso.

Estude o cenário antes de abrir uma empresa

Você já fará um pouco disso no plano de negócios, mas deverá reservar tempo para ir além. Muitas pessoas pressionam a si mesmas para abrir uma empresa o mais rápido possível, como se o sucesso fosse determinado pela velocidade com que o produto chega ao mercado. Na verdade, as pessoas bem-sucedidas reservam tempo para aprender sobre o setor, os negócios e o mercado. Descubra onde, como e por que seu tipo de empresa é bem-sucedido e onde não é. É uma empresa que precisará ser dimensionada para lucrar? Caso seja, você tem um plano para isso? Faça todas as perguntas possíveis e vá em busca das respostas.

Promova seus serviços antes de abrir sua empresa

Para fazer seus serviços crescerem, você deve promovê-los. Você pode começar aos poucos, por exemplo, garantindo informações corretas nas redes sociais e no Google Meu Negócio. Além disso, coloque cartazes em lojas locais (com permissão dos proprietários), poste seus serviços nos classificados e ofereça aos clientes atuais descontos ao indicarem você para outras pessoas. Em seguida, ao estabelecer sua base de clientes, crie um site e um perfil nas redes sociais, impulsione posts e considere até mesmo fazer parceria com pessoas e marcas influentes no ramo.

Não faça isso sozinho

Uma das maiores armadilhas que os empreendedores enfrentam é perder-se nos detalhes e nas tarefas diárias. Qualquer pessoa que abriu uma empresa de sucesso contará a você sobre todos que o ajudaram, assim como aqueles que não chegaram lá terão uma história do tipo “ah, se eu soubesse”. A melhor maneira de combater isso é cercar-se de pessoas com mais experiência que estejam dispostas a ajudar você a chegar lá. Os mentores são essenciais não apenas quando você vai abrir uma empresa, mas também antes de começar e durante um bom tempo depois. Procure-os e mantenha boas relações com eles.

Comprometa-se com o seu negócio antes de abrir uma empresa

Deslanchar sua empresa pode ser uma proposta muito difícil, especialmente se você estiver trabalhando em outro emprego. Prepare-se para as complicações de abrir uma empresa. Certifique-se de que você tem dedicação e energia necessárias para enfrentar os tempos difíceis. O empreendedorismo não é para qualquer um, mas também é por isso que ele pode ser tão gratificante.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados

5 formas de analisar sua ideia antes de abrir uma startup

Se você está prestes a iniciar uma startup, provavelmente acredita que seu…

Leia Mais

10 sinais de que você tem tudo para ser um grande empreendedor

Você está sempre cheio de ideias para novas empresas? A ideia de…

Leia Mais

10 Dicas para superar os desafios de ter o próprio negócio

Empreender é uma decisão extremamente importante, que não pode ser tomada com…

Leia Mais