Veja 5 dicas para que sua empresa sobreviva ao primeiro ano

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Os primeiros 12 meses nos negócios são frequentemente um tudo ou nada para empreendedores. De acordo com o Sebrae, 25% das micro e pequenas empresas não sobrevivem ao primeiro ano. Dificuldades com fluxo de caixa e erros de contabilidade são os culpados mais comuns. Para evitar entrar nessas estatísticas, siga essas cinco dicas para sobreviver ao primeiro ano nos negócios.

  1. Estabeleça um plano de negócios

Nunca comece um negócio sem um plano – um mapa da estrada. Qual é seu modelo de negócios? Que nicho de mercado você está tentando preencher? Qual é sua inovação para o campo? Certifique-se de considerar todas as taxas e despesas operacionais para o ano em diante. Escreva uma linha do tempo realista para seus lançamentos e analise as metas de vendas e lucros. Detalhe esses planos e determine seus alvos e públicos a conquistar.

LEIA MAIS: Veja dicas para criar um plano de negócios eficiente

  1. Administre seu fluxo de caixa

Um bom gerenciamento de fluxo de caixa é essencial para garantir a saúde financeira da empresa. Você precisa considerar contas a receber (o que os clientes te devem), contas a pagar (o que você deve a fornecedores) déficits eventuais. É importante determinar o seu ponto de equilíbrio nos negócios, aquele em que você neutraliza a relação entre perdas e ganhos. Ferramentas de software como o QuickBooks ZeroPaper podem rastrear seu fluxo de caixa. Elas automaticamente combinam e mostram suas despesas e receitas e te deixam a par das finanças em tempo real.

LEIA MAIS: Veja 5 dicas para controlar melhor seu fluxo de caixa

  1. Contrate a equipe certa

Contratar a equipe certa pode economizar seu tempo, permitir que você delegue tarefas e que aproveite o melhor dos talentos individuais. Compile uma lista de funções que você precisa e tente empregar pessoas que podem desempenhar diferentes papeis. Para quem tem verbas limitadas, vale considerar a contratação de freelancers e estagiários.

  1. Posicione sua marca

Marketing e networking são essenciais para construir sua marca. Conforme sua base de clientes cresce, peça feedbacks e ofereça um bom atendimento. Fazendo networking, você pode encontrar oportunidades de parceria com companhias que oferecem serviços complementares e isso pode potencialmente trazer novos clientes. Vá além da prospecção tradicional e use social media para se comunicar com seu público.

  1. Abrace a tecnologia

Rastrear gastos, emitir invoices e administrar budgets são atividades essenciais para um pequeno negócio, mas também é algo que consome muito tempo. Vale a pena investir numa plataforma de gerenciamento financeiro em nuvem como o QuickBooks ZeroPaper da Intuit. Ele oferece ferramentas para gerenciar clientes, vendedores, inventário e contabilidade.

Há dois produtos disponíveis – ZeroPaper, ferramenta para micro e pequenas empresas e QuickBooks, mais indicado a negócios mais complexos e ajuda a gerenciar budgets, vendas, invoices e inventário.

Seguindo estas cinco dicas, você pode triunfar no seu primeiro ano e estar em no caminho certo para o sucesso a longo prazo. Para mais informações sobre gerenciamento financeiro e sobrevivência no primeiro ano de empresa, conheça o QuickBooks ZeroPaper.

Artigos Relacionados