Veja 4 formas de automatizar os processos financeiros da empresa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

A gestão financeira é essencial para um negócio e deve ser feita com muita atenção e o máximo de eficiência possível. E para ter um controle empresarial de sucesso, uma das atitudes principais é automatizar os processos financeiros da empresa.

Depender de tarefas manuais expõe o empreendimento a erros que aumentam custos e limitam a produtividade e o faturamento do negócio. Você quer justamente o contrário disso, não é? O objetivo deve ser ganhar qualidade e rapidez, vantagens bem-vindas para um setor tão importante quanto o financeiro.

Por isso, veja agora 4 formas de automatizar os processos financeiros que separamos para você!

  1. Mapear todos os processos

O primeiro passo para otimizar a gestão financeira é mapear todos os processos relacionados a esse setor. Como você pode automatizar aquilo que não conhece? É fundamental conhecer começo, meio e fim de todas as atividades.

Ao fazer isso, não apenas é possível ver o que será automatizado, mas também encontrar gargalos ou procedimentos incorretos. Mapeando os processos, consegue-se ainda mensurar o trabalho das ações manuais e como ele será menor após a automatização. Você vai ver que as coisas serão bem melhores para todos.

  1. Fazer a migração para o ambiente eletrônico

É essencial migrar para o ambiente eletrônico se você quer automatizar os processos financeiros. Esqueça documentos físicos. Se não forem extremamente necessários, eles apenas aumentam as chances de erro, perda de informação e trabalho.

Esse ambiente traz um conjunto de soluções para diversas áreas do negócio. Após essa migração, a gestão será mais eficiente, os custos e perdas serão reduzidos e haverá mais segurança e praticidade.

  1. Integrar-se a instituições financeiras e parceiros

Instituições financeiras, fornecedores e outros parceiros são essenciais para qualquer empreendimento. Que tal integrar-se aos sistemas deles e, assim, ter mais rapidez ao compartilhar informações?

Você pode fazer isso com uma plataforma que ofereça comunicação direta com os parceiros. Nela, todos os dados necessários para transações são trocados de forma rápida e segura, evitando perdas e retrabalho.

Dá para integrar o sistema de sua empresa com o de bancos, financeiras e outras entidades externas, além de ser possível disponibilizar as informações nos setores internos do seu negócio, facilitando a vida de muita gente (principalmente a sua).

  1. Usar um software de controle financeiro

Um bom software de controle financeiro é um grande aliado para quem quer dar adeus a processos manuais. Com ele, você automatiza diversas atividades, como:

  • Emissão de boletos e notas fiscais;
  • Transações financeiras;
  • Pagamentos;
  • Acompanhamento de estoque.

Essas são apenas algumas das vantagens de um sistema como esse. Você pode migrar planilhas de controle para o software, sem contar a chance de acompanhar o fluxo de caixa, vendas, receitas, despesas, lucro, etc. Tudo isso com pouca burocracia, acesso a suporte e muita conectividade.

Se você quer mesmo automatizar os processos financeiros da empresa, a forma mais rápida é ter um software de controle. São vários benefícios que lhe darão a chance de deixar tarefas burocráticas e focar no que é mais importante para o negócio.

Quer melhorar ainda mais as finanças e reduzir custos? Veja agora 5 despesas que a sua empresa precisa cortar!

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados