4 ideias de negócios para investir seu FGTS inativo

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

O dinheiro do FGTS inativo veio em boa hora e foi uma surpresa agradável para muitos brasileiros. Pode ajudar a pagar dívidas e de quebra tornar o sonho de investir no próprio negócio uma realidade.

Confira quatro ideias de negócios para investir seu FGTS inativo!

#1 Serviços de beleza e estética

Considerando que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome produtos de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, a área de beleza e estética permanece aquecida. Por aqui, segundo o Sebrae, houve um aumento de 567% na quantidade de salões de beleza e clínicas de estética, de 2010 a 2015.

A tendência, então, é apostar no diferencial de oferecer serviços em domicílio, como manicure, design de sobrancelhas e alongamento de cílios, por exemplo, usando parte do FGTS inativo. Com essa verba, você pode começar cursos de formação, comprar os materiais necessários para prestar esses serviços e pagar despesas de legalização. 

#2 Doces artesanais

Outra dica é aproveitar a paixão dos brasileiros por chocolates, que consomem 2,5 kg desse doce por ano de acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Na Região Sul o consumo é de 4,5 kg de chocolate por ano.

Por isso, uma boa ideia de negócio para fazer o dinheiro do seu FGTS inativo render é trabalhar como autônomo produzindo seus próprios doces artesanais. Basta caprichar nas receitas e embalagens, oferecendo diferenciais que façam o seu chocolate estar à frente dos concorrentes.

Pronto para soltar a criatividade? O custo inicial é baixo e você pode começar na sua própria casa. Veja uma estimativa de custos iniciais com materiais e embalagens, na Escola Chocolate. 

#3 Customização

Agora, se você já trabalhou com moda e “tem a mão” para customizar roupas e acessórios, essa também pode ser uma ideia de negócio: vender exclusividade como diferencial. Afinal, no mundo da moda é cada vez mais comum ver nas passarelas desfiles com peças personalizadas com aquela cara de feitas à mão.

Para isso, uma dica é aprender a usar o Photoshop e simular como as peças podem ser personalizadas conforme o gosto e a aprovação de seus clientes.

Leia também: 4 dicas de controle financeiro para autônomos.

#4 Cuidador de animais

Muitos casais estão preferindo adotar animais de estimação, principalmente cachorros, do que ter filhos. É o que mostra a Pesquisa Nacional de Saúde, no levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com dados de 2013. O estudo revela que, de 100 famílias no Brasil, 44 criam cachorros e só 36 têm crianças.

Já pensou em surfar nessa onda de oportunidade? Então, uma sugestão é investir o dinheiro em curso de formação para cuidar de cães e oferecer o trabalho como dog walker ou pet sitter em pet shops, clínicas veterinárias e, claro, nas próprias redes sociais.

FGTS inativo

Segundo a MP 763/16, todo trabalhador que pediu demissão ou teve o contrato de trabalho encerrado por justa causa até 31/12/2015 tem direito a sacar as contas inativas de FGTS. Confira o calendário oficial de pagamento do FGTS inativo.

Controle suas despesas e receitas como autônomo

Para organizar suas despesas e receitas como autônomo, conte com as facilidades oferecidas pela ferramenta gratuita de fluxo de caixa do QuickBooks ZeroPaper. Prático e seguro, oferece recursos para controle financeiro, emissão de relatórios e importa suas informações bancárias. Tudo sem taxa de adesão ou cancelamento.

Artigos Relacionados

7 ideias de negócios para montar em casa

O home office já é realidade para muitos empreendedores que decidiram arriscar…

Leia Mais

5 dicas fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso

Como se tornar um empreendedor de sucesso? Não são só pessoas que…

Leia Mais

8 dicas para abrir uma empresa investindo pouco

Abrir uma empresa e ser dono do próprio negócio é um sonho…

Leia Mais