Marketing Digital: veja dicas para aplicar em sua empresa

3
SHARES

Empresas que desejam ter sucesso no mercado da internet têm uma característica em comum: elas precisam ter uma estratégia consistente para o marketing digital. No entanto, para fazer marketing digital não basta apenas criar um site sobre a empresa. A metodologia vai muito além disso, e é sobre alguns pontos do marketing digital que falaremos neste post.

O que é marketing digital?

Segundo os gurus da comunicação, marketing é o conjunto de métodos destinados ao desenvolvimento de vendas, a partir de quatro frentes de atuação: preço, praça, produto e promoção. Ele envolve o estudo de como acontecem as relações comerciais de tal forma que o objetivo sempre é que exista uma transação satisfatória para ambos os lados. Se pensarmos na influência da tecnologia, o marketing digital é a aplicação do conhecimento e dos conceitos do marketing ao ambiente online.

LEIA TAMBÉM: Dicas de marketing digital para profissionais liberais

Para quem ele é indicado?

Essa é uma pergunta simples de responder: para todas as empresas que acreditam que podem encontrar novos clientes e negócios no ambiente digital. Independentemente do segmento de negócio, é importante sempre lembrar que, se os seus clientes estão no ambiente online, então significa que sua empresa pode colher bons resultados com marketing digital.

Como fazer?

Existem diversas formas de fazer marketing digital, e tudo depende de qual é o objetivo da empresa, o público-alvo e o orçamento disponível. Para escolher a frente de atuação e quais ações fazer no marketing digital, vale lembrar de novo dos quatro pontos que mencionamos ali em cima: qual é o preço, qual é o local que precisa ser atingido, que produto e como será feita sua promoção. Vamos destacar algumas das principais frentes do marketing digital abaixo. Confira!

LEIA TAMBÉM: Conceitos de marketing que você precisa conhecer

E-mail marketing

Essa é a forma mais antiga de se fazer marketing digital. Começou no início da internet com força, e ganhou ainda mais visibilidade com a popularização da ferramenta. Perdeu um pouco de credibilidade quando empresas começaram a comprar listas e mandar mensagens de spam.

Felizmente, as plataformas melhoraram e protegem mais os usuários, que também estão mais educados e não colocam o e-mail em qualquer site. Por isso, se feito com atenção e cuidado, o e-mail marketing pode ser uma excelente forma de promover produtos e serviços.

Inbound marketing

Essa é uma metodologia que vem ganhando muita força nos últimos anos. Basicamente, em vez do marketing tradicional, que compra a atenção do usuário com banners e publicidade paga — que nem sempre o internauta quer ver — o inbound marketing prevê a produção e o compartilhamento de conteúdo útil e relevante para um público-alvo específico. O objetivo é atrair a atenção dessas pessoas a ponto de transformá-las de um visitante do site a um potencial cliente com interesse na atuação da empresa no mercado.

Marketing de conteúdo

Parte integrante de qualquer estratégia de inbound marketing, o marketing de conteúdo é a parte mais técnica do inbound, que inclui todas as frentes de produção de conteúdo de uma empresa: mídias sociais, blog, e-books, infográficos, webinars, vídeos. Qualquer formato de conteúdo que faça sentido para a estratégia de aquisição da empresa.

Mídias sociais

O Brasil é um dos países com mais usuários nas redes sociais. E os produtos que as pessoas consomem também são assuntos nestes ambientes. Esse aspecto envolve as marcas e, se a sua empresa não estiver presente nas redes, sem dúvida seus clientes estarão — e falando de você. Por isso vale a pena também estar presente. Com certeza essa é uma das formas mais rápidas e eficientes de se relacionar com seu público.

LEIA TAMBÉM: Como usar o Facebook para divulgar sua empresa

SEO

Toda compra começa com uma busca no Google, e o SEO — ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa — é a área do marketing digital que tem como objetivo fazer mudanças em sites para melhorar o posicionamento nas páginas de resultados do Google. Um SEO bem feito pode ajudar bastante na visibilidade do seu site e na aquisição de novos contatos.

O marketing digital é uma excelente opção para empresas que estão começando seus investimentos em marketing, e esses são alguns pontos essenciais para uma boa estratégia.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre marketing e finanças para pequenas empresas.