5 dicas para abrir seu próprio negócio

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

image

Pensando em montar seu próprio negócio? Abrir uma empresa é sempre um desafio, independente do setor em que você pretende atuar. Os mercados estão bastante competitivos e precisamos demonstrar constantemente nossas habilidades gerenciais.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para que quem deseja abrir uma empresa dê os primeiros passos em direção ao sucesso.

Elabore um contrato social

O contrato social é o primeiro passo para regularizar o registro de sua empresa na Junta Comercial de seu estado. Ele contém informações sobre o tipo da empresa (sociedade limitada, empresa individual, etc.), sobre os sócios e sobre os bens com os quais cada sócio contribuiu inicialmente (capital social inicial da empresa). O contrato social pode ser alterado com o tempo, por exemplo, por meio da saída ou entrada de novos sócios. Outro aspecto importante que estará no contrato social é a divisão de lucros da empresa, que é previamente estabelecida em cláusula própria.

Escolha o regime tributário mais adequado para sua empresa

A escolha dos regimes de tributação de sua empresa depende muito do tamanho dela, bem como das condições em que ela foi estabelecida. Negócios menores podem estar sujeitos ao Simples Nacional, que é um regime de tributação unificado e simplificado, com carga tributária menor. Empresas de médio e grande porte podem optar entre as tributações por lucro presumido (quando não há histórico de rendimentos, visto que sua empresa está apenas começando) e por lucro real (mais indicado para empresas que tendem a apresentar lucros baixos ou inexistentes em seus primeiros meses e anos de existência).

Você tem dúvidas sobre esse tema contábil? Que tal contratar um contador para te ajudar nessa empreitada? O auxílio de um profissional especializado pode ser extremamente vantajoso e até te fazer economizar.

Licença e registro do imóvel

A escolha do imóvel deve levar em consideração as necessidades iniciais de sua empresa, mas também a possibilidade futura de expansão. O empreendedor deve se preocupar especialmente com aspectos como o registro de matrícula do imóvel (mesmo se ele for alugado), para verificar se não há irregularidades em relação ao “habite-se” e à efetiva propriedade de quem assina o contrato de locação. Além disso, certas áreas de atuação necessitam de licenças específicas (alvarás de funcionamento), como é o caso de restaurantes, hotéis e outros empreendimentos prestadores de serviço. Verifique na prefeitura de sua cidade quais licenças são necessárias para abrir as portas de seus negócios.

Contratação de mão de obra qualificada

Montar uma boa equipe é, talvez, o maior desafio de qualquer empreendedor. Dependendo da área de atuação, sua equipe pode ser justamente a receita do sucesso da sua empresa, principalmente se o atendimento ao consumidor for uma parte importante de seus negócios. Reflita sobre as necessidades da sua empresa ao entrevistar candidatos e procure conferir suas referências antes de contratá-los.

Controle os gastos antes de abrir uma empresa

Não deixe de elaborar um planejamento financeiro e orçamentário completo antes de investir no próprio negócio. É preciso pensar em todos os aspectos do empreendimento (contratações, alugueis, compra de materiais e equipamentos, custos fixos e variáveis etc.), para não investir de forma imprudente.

Além disso, você deve prestar especial atenção às necessidades de fluxo de caixa de sua empresa. Pode ser que o negócio demore a engrenar efetivamente, razão pela qual é necessário injetar fluxos financeiros no caixa de sua empresa para a manutenção diária de atividades como o pagamento de fornecedores, de funcionários, das contas, entre outros. O fluxo de caixa é indispensável para uma empresa iniciante, visto que as fontes de rendimento e de outros créditos podem demorar a contribuir para as finanças do negócio.

Abrir o próprio negócio exige organização e controle financeiro, por isso usar um sistema financeiro como o QuickBooks ZeroPaper vai simplificar o gerenciamento das suas despesas.

E então? O que achou de nossas dicas? Pronto para encarar o próprio negócio? Se ainda tiver dúvidas ou sugestões, deixe aqui seu comentário!

Artigos Relacionados

Começar um negócio próprio ou abrir uma franquia?

Artigo escrito por Taisa Sganzerla Após tomar a decisão de abrir o…

Leia Mais

7 sacrifícios que você deve fazer ao começar um novo negócio

Se você já pensou em se tornar um empreendedor, você não está…

Leia Mais

O que é preciso para se tornar seu próprio chefe?

Embora muitos sonhem em abrir uma empresa, nem todos têm o perfil…

Leia Mais