Aprenda passo a passo como abrir CNPJ por conta própria

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

A formalização das atividades de sua empresa depende do CNPJ, o cadastro que reúne as pessoas jurídicas do nosso país e as identifica perante a Receita Federal. Não é difícil se perder na hora de reunir os documentos, cadastrar as informações e cumprir as etapas do processo, mas não se preocupe, porque estamos aqui para ajudar você a abrir seu CNPJ passo a passo.

Quer aprender a abrir CNPJ para sua empresa sem complicações? No post de hoje vamos mostrar os procedimentos que você deve seguir. Acompanhe!

Como identificar em qual classe você e sua empresa se enquadram

Antes de qualquer passo com a documentação, você precisa saber se poderá se cadastrar como MEI (Microempreendedor Individual). Para isso, os requisitos são não fazer parte de outra empresa como titular ou sócio, ter um faturamento máximo de R$ 60 mil por ano e checar se a atividade exercida por sua empresa faz parte das permitidas ao MEI.

Caso você se enquadre nessas condições, pule os próximos passos e vá direto ao passo a passo específico para MEI ao fim do texto.

  • Primeira etapa

Num primeiro momento, todos os passos podem ser feitos pela internet

Antes de tudo, entre no site da Receita Federal e confira a lista de documentos necessários para cada tipo de empresa. De acordo com o tipo em que a sua se encaixar, providencie o que for preciso, como o Contrato Social, a Ficha de Cadastro Nacional e o Registro na Junta Comercial.

Por meio do aplicativo Coleta Online, no próprio site da Receita, preencha sua FCPJ (Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica) com a razão social e demais dados da empresa. Apresente também o QSA (Quadro dos Sócios e Administradores) conforme a situação de divisão do capital social.

Com os dados preenchidos, envie a solicitação e pegue seu recibo para acompanhar pelo site.

Finalizados os procedimentos online, prepare-se para receber a confirmação da Receita Federal na próxima etapa.

  • Segunda etapa

Se algum erro ou inconsistência for encontrado, você será informado e em seguida orientado sobre como resolver as questões pendentes pela Receita.

Caso contrário, após a aprovação, imprima os documentos preenchidos, assine e reconheça as firmas em cartório. Encaminhe-os pelos correios ou pessoalmente para uma unidade cadastradora e em alguns dias o processo será concluído.

Como abrir CNPJ como MEI

Se você e sua empresa atendem aos requisitos que mencionamos, o processo para abrir CNPJ é bem mais simples:

  • Acesse o Portal do Empreendedor com CPF, título de eleitor e número da última declaração de IR em mãos;
  • Preencha os dados solicitados tanto para a empresa quanto para você, empreendedor;
  • Pronto, o número do seu CNPJ já será gerado automaticamente e informado a você!

Além disso, esse cadastro também realiza sua inscrição na Junta Comercial, no INSS e ainda gera um Alvará provisório, liberando sua empresa para funcionar de imediato. O CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual) é o documento que reúne todos eles, sem complicações.

Leia também: Conheça as vantagens e benefícios de ser MEI

Se você precisar de qualquer alteração no futuro, como alterar o regime da empresa de MEI para outro por ultrapassar o faturamento de R$ 60 mil anuais, tudo continua muito simples.

Viu como não existem segredos para abrir CNPJ atualmente? A integração dos sistemas da Receita Federal facilita demais todos os procedimentos. Por isso, não deixe de manter suas atividades regularizadas, siga nossos passos e sucesso nos negócios!

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos mais diversos assuntos para empreendedores.

Artigos Relacionados

CNAE: veja como classificar sua empresa

Um dos maiores problemas que novos empreendedores enfrentam na hora de começar…

Leia Mais

4 empresários de sucesso que começaram como MEI

Ao vermos um milionário bem-sucedido desfilando por aí em ternos bem alinhados…

Leia Mais

4 dicas de gestão fiscal para pequenas empresas

Existe um ditado que pode ser usado para diversas situações na vida,…

Leia Mais