Saiba o que é controle de estoque

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Muito se ouve falar sobre gestão e controle de estoque, mas muitos gestores ainda não sabem exatamente como ele é feito e quais benefícios eles trazem para as empresas, principalmente se tratando de PME. Fazer com que o controle de estoque seja otimizado é uma tarefa que todos os empresários e gerentes devem ter em foco, pois as vantagens vão bem além de manter os itens bem organizados em um espaço separado.

No post de hoje vamos falar mais sobre o que é o controle de estoque otimizado e por que ele é essencial em sua empresa. Quer saber mais? Então confira agora.

Afinal, o que é o controle de estoque?

O controle – ou gestão – de estoque é a área responsável por controlar o fluxo de materiais dentro de uma empresa e apontar informações importantes sobre vendas, bem como analisar e prever quais serão as necessidades de compras futuras.

LEIA TAMBÉM: Como usar o Facebook para divulgar minha empresa?

O controle de estoque otimizado permite que o setor de compras tenha informações precisas sobre o volume de compras de cada item e sua frequência, além de permitir que o gestor tenha conhecimento sobre a sazonalidade de itens, quais deles estão obsoletos e quais representam boas oportunidades de vendas.

Quais são as vantagens do controle de estoque?

Além dos benefícios que já citamos acima, podemos dizer que o controle de estoque otimizado permite que o espaço seja bem aproveitado, os itens estejam bem organizados no estoque – o que facilita sua identificação, aumentando a produtividade – e também influencia diretamente na saúde financeira da empresa, uma vez que com todas as informações disponíveis, é possível evitar a compra em excesso de produtos (o que pode acarretar em perdas), deixar de gastar capital na aquisição de itens que já estão obsoletos ou têm baixo giro e ainda tentar obter descontos com fornecedores para a compra de maior volume dos itens que possuem muita saída.

Dessa forma, podemos dizer que os custos são reduzidos, a produtividade aumentada, as perdas são evitadas e o capital de giro deixa de ser comprometido apenas com estoque, permitindo que os gestores empreguem esses recursos em outras áreas que necessitem ou até mesmo em outras formas de investimento.

Qual a importância da utilização de um sistema de controle de estoque?

Utilizar um software para gestão de estoque faz com que controles manuais sejam evitados, o que reduz consideravelmente o risco de erros e retrabalhos, permite que os gestores analisem relatórios de dados, fornecendo apoio no processo de tomada de decisão, além de fazer com que os processos sejam mais ágeis, mais uma vez contribuindo para o aumento da produtividade.

Além disso, podemos dizer que a automação dos processos da área influencia diretamente na gestão financeira da empresa, que passa a ter maior controle sobre o capital que é empregado nos estoques e quanto é necessário disponibilizar para efetuar novas compras, com base na análise do giro do estoque.

Como podemos ver, o controle de estoque otimizado, além de trazer diversas vantagens para a área, é capaz de causar impactos benéficos tanto para a área de vendas (que passa a enxergar com mais clareza as saídas de cada item em determinados períodos), quanto para a área de compras (que possui dados mais precisos para realizar compras mais certas) e também para a área financeira (que passa a controlar melhor o capital que é empregado no estoque e não compromete o capital de giro com a compra errada dos itens).

Controle seu estoque no QuickBooks Avançado

O QuickBooks Avançado é um sistema de gestão empresarial com todos os recursos para você controlar o estoque de sua empresa. Teste o sistema grátis por 30 dias e veja como controlar seu estoque com eficiência pode ajudar no sucesso de sua empresa.

Artigos Relacionados