5 dicas para fazer controle de vendas

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Muitas empresas, em especial as micro e pequenas empresas, costumam não entender a importância da organização e dos processos de controle financeiro e administrativos necessários em seus vários níveis. Coisas como manter o controle de estoque, aquisições, montantes no capital de giro, capital permanente, efetividade das vendas e controle de vendas não são levados ao nível de profissionalização e costumam estar entre os principais motivos de os negócios não darem certo.

Cada um desses pontos citados é um importante indicador do empreendimento. O controle de vendas — ou seja, as técnicas utilizadas para registrar, administrar e gerir as vendas efetuadas pela empresa — mostra não apenas o que está sendo vendido, mas o quanto e para quem está sendo vendido. Sua análise permite chegar a um fluxo de caixa, produtos mais relevantes e perfil dos clientes.

Leia também: 7 dicas de gestão de estoque para pequenas empresas

Negligenciar o controle de vendas é perder um dos principais indicadores da saúde administrativa e financeira da sua empresa. Para fazer o melhor uso dele, existem alguns pontos que devem ser considerados — e é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Acompanhe!

1 – Mantenha o registro

Toda venda deve ser registrada, seja para fins fiscais, seja para controle do fluxo de caixa e análise. Dependendo do seu negócio, esse registro pode ser simples — comandas e notas — ou mais complexo, incluindo o tipo de serviço prestado e um cadastro do cliente. O importante aqui é identificar quais são necessidades da empresa e como o controle de vendas pode supri-las.

2 – Faça um mapa de vendas

Um mapa de vendas permite identificar, em um período de tempo determinado, o que foi vendido, para quem e a entrada em caixa. O mapa de vendas e controle de estoque de uma loja de varejo no dia dos namorados, no dia dos pais e no dia das crianças pode identificar os principais produtos negociados, por exemplo, para ajudar a alavancar mais as vendas nesses próximos períodos.

Um estabelecimento que trabalha no setor de alimentação pode, também identificar o dia da semana com menor movimento e deixar a folga semanal nele. O mapa de vendas também permite identificar o melhor horário de funcionamento, por exemplo.

Profissionais liberais, autônomos e empresas que trabalham com projetos podem identificar épocas de maior procura, focando nesses períodos suas ações de marketing.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com reclamações de clientes

3 – Crie um banco de dados com os clientes

Com o controle de vendas, é possível criar um banco de dados dos seus clientes. Isso permite fazer propostas customizadas, montar uma rede de clientes fidelizados, manter sua marca no mercado específico, determinar seu público-alvo etc. Assim, aproveite seu controle de vendas para otimizar seu relacionamento com seus clientes.

4 – Controle documental

Manter um controle de vendas também implica em manter um controle documental sobre suas saídas de produtos. Isso, por sua vez, permite fazer uma análise sobre o seu estoque: o controle de vendas tem que ser compatível com o controle de estoque. Em caso de incongruências, é preciso verificar onde ocorreu o erro. Isso auxilia em uma boa gestão de estoque.

LEIA TAMBÉM: Saiba como cobrar dívidas de clientes inadimplentes

5 – Controle do orçamento

Por fim, o controle de vendas é necessário para o controle do orçamento, do livro-caixa e dos fluxos financeiros da empresa. Ou seja, é a partir dele que serão gerados os relatórios que mostram o capital de giro, o capital permanente, os passivos circulantes e imóveis etc. O controle de vendas é parte essencial para a planilha de orçamento da empresa.

Um controle de vendas bem executado, assim, é um indicador extremamente relevante para todos os aspectos da empresa, pois é ele que mostra, afinal, se o negócio está ou não dando certo e por quê.

Artigos Relacionados

4 dicas de vendas imperdíveis para aumentar o lucro da sua empresa

Toda atividade econômica vende algo, sejam produtos ou serviços. Uma empresa de…

Leia Mais

Venda por consignação x venda por comissão: confira as diferenças

Consignação e comissão são duas palavras que fazem parte do dia a…

Leia Mais

4 dicas de contabilidade para iniciantes

Você morre de medo só de pensar em gerenciar seus próprios livros…

Leia Mais