Inventário de estoque: o que é e como fazer?

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Apesar do nome parecer difícil, fazer um inventário de estoque é como arrumar suas compras na geladeira ou na despensa da sua casa: você sabe quantos produtos têm, de quais tipos são e até mesmo tem em mente um valor aproximado de quanto pagou por eles. Assim também acontece quando você vai organizar o controle de estoque do seu negócio.

O que é inventário de estoque?

Sabe aquele processo de identificar, classificar e contar os produtos que estão armazenados em um depósito? Isso se chama inventário de estoque. É com esse balanço que você pode decidir o que fazer com aquelas mercadorias que estão encalhadas ou danificadas e também perceber se falta algo.

Leia também: Baixe aqui seu guia sobre Controle de Estoque

Como ajudar a reduzir custos e a aumentar a confiança dos clientes?

Outra vantagem é que, com o controle do inventário de estoque, os custos são reduzidos. Isso porque, quando você sabe quantos produtos tem, não gasta mais do que precisa com mão-de-obra. E além disso, passa mais segurança para os clientes que, por exemplo, recebem seus produtos através de encomenda. Imagina se fosse prometida a entrega de um produto indisponível em estoque?

Como fazer?

Para fazer a gestão de estoque sem perder tempo, separamos algumas dicas que ajudam a descomplicar esse processo que pode ser feito de modo parcial (com os produtos mais importantes) ou total (com todas as mercadorias). Confira!

• Organize os tipos de mercadorias que estão no estoque: faça uma lista separando cada tipo de produto. Uma boa dica é separar aqueles que são iguais, ou da mesma categoria, em prateleiras ou caixas.

• Coloque um código em cada tipo de produto, inserindo um número para cada mercadoria: isso ajuda você a ganhar tempo na hora de identificar cada item, tanto na hora que o produto fica pronto como na hora em que é vendido. À medida em que criar cada código, anote cada um deles para não se perder depois.

• Faça a classificação de produtos e seus preços: anote na lista de inventário quanto cada mercadoria pesa, qual tamanho, cor, preço de custo e outras informações que possam ajudar. Veja como a Matriz BCG pode ajudar na definição do valor de seus produtos.

• Faça a contagem dos produtos no estoque: em um momento em que o depósito estiver tranquilo, atualize a lista de inventário colocando também quantas unidades de cada produto você tem aí. E, se possível, faça uma segunda contagem para confirmar os números.

• Registre no relatório de inventário de estoque também possíveis perdas, roubos e devoluções. É importante lembrar que se houver diferenças entre o estoque declarado e o estoque real seu negócio pode ser autuado pelo fisco, recebendo multas altas.

• Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira online para facilitar esse trabalho, como o QuickBooks ZeroPaper que é prático, grátis e seguro. Essa ferramenta para micro e pequenas empresas oferece várias funcionalidades como relatórios financeiros e emissão de faturas.

Artigos Relacionados