Controle de estoque: 4 erros que você deve evitar a todo custo

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Qualquer negócio que trabalhe com produtos, seja um micro empreendimento individual ou uma grande empresa, precisa ter um controle de estoque eficaz para garantir o sucesso do seu negócio. No entanto, é muito comum que aconteçam problemas na hora de gerenciar os produtos estocados.

Para não passar por essas dificuldades e não correr o risco de ter problemas financeiros futuros, listamos abaixo os 4 erros mais comuns cometidos no controle de estoque e como solucioná-los.

1 – Não fazer o inventário de estoque

Esse é um erro indesculpável e a receita certa para o fracasso. Não ter um inventário do estoque mostra um total despreparo e descuido com o produto, com as vendas, em suma, a inexistência de um controle de estoque. Sem um inventário, você não tem sequer condições de dizer o que tem ou não tem para negociar.

Baixe o Guia de controle de estoque

Por isso, é fundamental fazer um inventário de estoque o quanto antes. É preciso saber exatamente o que se tem, em que quantidades, e manter o fluxo de estoque atualizado, com as entradas e saídas de produtos. Isso é básico para prevenir os erros posteriores e começar a ter uma política de gestão de estoque. Recomenda-se a centralização do inventário de estoque em um único funcionário ou, no máximo, dois funcionários perfeitamente alinhados e em constante troca de informações.

2 – Usar meios de gerenciamento obsoletos e manuais

Já foi comprovado que meios informatizados reduzem as chances de erros e de contabilidade equivocada, além de manter os dados acessíveis e melhorar o controle de estoque. Usar softwares desatualizados também é um erro comum, pois muitos gestores não veem a necessidade de adquirir versões mais atuais e modernas.

A solução para isso é informatizar e manter sempre atualizados os meios de gerenciamento de estoque. Isso facilitará os trabalhos, tornará mais ágil a localização do produto e o próprio inventário do estoque, e também poderá facilitar as análises de entrada e saída de estoque, para medição de quais produtos têm maior apelo de venda e quais estão ficando armazenados. Também permite ter maior precisão da data de validade, valor agregado pelo armazenamento e outras variáveis.

Leia também: Giro estoque: o que é e como calcular

3 – Ter muitos produtos que não têm rotatividade

Isso acarreta em um custo de armazenamento maior, além de demonstrar a inexistência de preocupação com o que realmente está sendo vendido. O excesso de estoque pode causar sérios prejuízos, pois, além do custo de armazenamento, existe a chance de o produto ultrapassar a data de validade.

Por isso, mantenha os produtos armazenados em nível de otimização. Isso significa conhecer bem a rotatividade dos produtos, a experiência de mercado e as possibilidades reais de venda, além de analisar o inventário para verificar a saída e constância dos produtos.

4 – Não ter em estoque um produto procurado

Esse erro é mais grave que o excesso de estoque, pois mostra uma falta de compromisso com o público-alvo, a inoperância do inventário em determinar quais produtos estão acabando e as taxas de venda atuais. Consumidores ficarão incomodados pela falta do produto e você poderá perder fidelidade por causa disso.

A solução para a falta de estoque é a mesma para a de excesso de estoque, ou seja, manter o controle de estoque.

Esses erros são muito comuns na hora de fazer o controle de estoque, então, se a sua empresa incorre em algum deles, não se desespere! Coloque nossas dicas em prática e aprimore sua gestão de estoque, para que ela seja organizada, prática, dinâmica e otimizada, pronta a atender as necessidades dos clientes e alavancar as atividades do empreendimento.

.

Artigos Relacionados

Controle de estoque: conheça a história e a sua importância para os negócios

A atividade de controle de estoque é, muitas vezes, deixada de lado pelos…

Leia Mais

Giro de estoque: o que é e como calcular

A falta de equilíbrio entre as vendas realizadas e as compras de…

Leia Mais

Baixe agora o guia sobre controle de estoque – old

Baixe aqui seu guia sobre controle de estoque e comece agora a…

Leia Mais