Capital de giro: o que é e como calcular

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Toda empresa, independente da sua natureza, precisa ter recursos necessários para que seu negócio não seja interrompido em virtude de dificuldades financeiras. Esse dinheiro é o chamado capital de giro.

Trata-se de uma margem de receita positiva que o empresário precisa ter para fazer com que o negócio “gire” – daí o nome capital de giro. Se faltar dinheiro em uma fábrica de chocolates, estes não poderão ser produzidos, não haverá chocolates para vender e a fábrica fecha.

Como funciona o capital de giro?

Vamos então aprofundar um pouco mais no nosso exemplo da fábrica de chocolates. Suponha que o empresário, para começar a fabricação do seu produto – o chocolate – precise investir 20 mil reais na compra de matéria prima. Este é o primeiro investimento a ser feito, e é a partir dele que se dá a existência do negócio.

Para realizar a transformação da matéria prima em chocolate, o empresário precisará dispor de mais 30 mil reais, quer dizer, precisa de capital de giro. Isso porque, para a fabricação de chocolates, é necessária a contratação de pessoal especializado, máquinas, locação de um espaço que comporte toda esta estrutura.

Com o chocolate pronto, é hora de vender o produto para o cliente. Para isso, há outro gasto, que é o da venda, logística, distribuição, comunicação, etc. Vamos supor que estes sejam de 10 mil reais.

Ou seja, o empresário gastou 60 mil reais para produzir e vender seus chocolates. A partir deste gasto, é hora de calcular o preço de cada chocolate, incluindo uma margem de lucro na casa de 25%, o que significa que o valor das vendas deste lote de chocolates deverá chegar a 75 mil.

É este dinheiro que irá garantir a produção de novos chocolates, fazendo o capital girar e a empresa prosseguir no seu ramo de negócios.

Cuidados na hora de gerenciar o capital de giro

Apesar de parecer simples de entender, a administração do capital de giro é vital para a continuidade da empresa. Veja algumas dicas que podem ajudar neste trabalho:

  • Organize e audite constantemente seu fluxo de caixa;
  • Conheça seus custos detalhadamente e procure reduzi-los sempre que identificar a oportunidade;
  • Não misture seus recursos pessoais com os da sua empresa. Fomentar o negócio com recursos próprios é um erro que camufla a saúde da empresa e leva a uma perda de controle progressiva;
  • Fique de olho nas despesas pequenas, seja rigoroso com elas também. Pode estar havendo um vazamento pequeno no seu caixa que está fazendo diferença no capital de giro.

Um capital de giro pequeno significa pouco recurso para investir e, sem investimento, sua empresa não conseguirá se manter competitiva. Portanto, é importante cuidar dele constantemente e verificar todas as possibilidades de aumentá-lo. Empresa sem bom capital de giro, não é empresa saudável! E se nada deu certo?

É evidente que, mesmo com todo o controle sobre o capital de giro, o empresário pode passar por momentos de susto, devido à instabilidade do mercado.

Hoje em dia, praticamente todas as instituições financeiras possuem produtos de empréstimo destinado a empresários. Algumas delas até chamam este empréstimo de capital de giro.

Pode ser uma solução, mas deve ser usada com muito cuidado. Um dos cuidados principais é calcular, antes de contratar o empréstimo, se as parcelas a serem pagas irão caber dentro do capital de giro da empresa. Se isso não acontecer, o que era uma solução, se tornará um problema em um prazo muito curto.

Ficou clara a importância do capital de giro para sua empresa? Se restaram dúvidas, deixe seu comentário abaixo para que possamos te ajudar nesse processo.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.

Artigos Relacionados

Análise de risco e capital de giro: entenda como funcionam

Para atingir desempenhos satisfatórios, empresas de todos os tamanhos lançam mão de…

Leia Mais

Capital de giro e investimento fixo: veja as diferenças

Quando uma empresa é fundada, ela precisa de recursos financeiros para se…

Leia Mais

6 dicas para controlar seu capital de giro

Contar com uma reserva de dinheiro é essencial na vida pessoal e…

Leia Mais