Os 6 Indicadores Financeiros mais Importantes para sua Empresa

Para uma empresa se consolidar e crescer, é preciso ter muita atenção aos seus indicadores financeiros. São eles que darão importantes dados sobre o desempenho dos negócios. Esses indicadores são encontrados nos principais demonstrativos financeiros. Analisando estes números, as pequenas e médias empresas têm condições de visualizarem de maneira clara o desempenho recente de seu negócio.

Pensando nisso, listamos a seguir 6 indicadores financeiros que você deve estar atento se quiser acompanhar de perto a sua empresa.

Margem operacional
A margem operacional é um dos principais indicadores de rentabilidade. Esses dados permitem uma avaliação da PME sobre nível de vendas, ativos e dinheiro investido, oferecendo a possibilidade de comparação do desempenho de um negócio entre períodos diferentes.

A margem operacional mostra a porcentagem de cada real de venda restante após todas as despesas serem deduzidas, menos o imposto de renda. Isso mostra quanto, em porcentagem, a empresa ganhou em relação ao que vendeu.

Cobertura de juros
Esse é um índice que tem relação com a estrutura de capital da empresa, área para verificar o endividamento e a capacidade de geração de caixa para pagamento de dívidas. A cobertura de juros mostra a possibilidade do negócio para pagar esses juros contratuais, mas sem comprometer sua geração de caixa.

Ajuda a definir estratégias quanto ao endividamento e a verificar se os juros estão ou não prejudicando o caixa, e em qual quantidade.

Liquidez corrente
Os indicadores de liquidez medem as condições do negócio de cumprir com as suas obrigações no curto prazo, dentro da data de vencimento. O principal deles, o indicador de liquidez corrente, mostra quanto o negócio tem a receber no curto prazo em relação ao que deve pagar nesse mesmo período.

Giro de caixa
É um indicador de atividade que mostra a velocidade na qual o dinheiro recebido pelas vendas é usado para o financiamento das atividades. Mostram a rapidez com que as contas são convertidas em vendas ou em caixa.

Grau de satisfação de consumidores
Ao contrário dos índices anteriores, que mediam dados passados da empresa, esse é mais voltado ao futuro. O seu objetivo é monitorar qual o grau de satisfação que os clientes da empresa tiveram ao receber seus produtos ou serviços. Quanto mais alto, melhor, já que assim também aumenta a chance desses clientes se fidelizarem e até indicarem a PME para outros potenciais clientes. Assim, ele ajuda o empreendedor a tomar ações que visem melhorias daqui para frente, para que os próximos entrantes fiquem mais satisfeitos.

Parcela de mercado
Também conhecido como market share, revela a capacidade da PME de atender os seus consumidores e revela também o potencial de crescimento do negócio. Ele é importante especialmente para as PMEs, que precisam ter conhecimento de qual é a sua participação no mercado em que atuam e qual o espaço têm para crescer.

Para ter acesso a esse indicadores é necessário uma gestão financeira organizada, nessa tarefa o QuickBooks ZeroPaper pode te ajudar de forma mais fácil e intuitiva.