Análise de variância: veja como aplicar o conceito em sua empresa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Você já se perguntou qual é a solidez financeira da sua empresa em relação à dos concorrentes? Ou quais alterações suas receitas e despesas sofreram ao longo do tempo? Se esse for o seu caso, você pode usar análises de variância horizontais e verticais para transformar suas informações financeiras em porcentagens. Dessa maneira, é possível facilmente identificar as tendências dos resultados ano a ano e comparar sua empresa com a média do setor.

A análise de variância pode parecer complicada, mas é, na verdade, algo muito simples. Se você tem acesso ao seu software de contabilidade, faça o download dos demonstrativos financeiros de dois anos e copie as informações em uma planilha.

Análise de variância horizontal

A análise de variância horizontal, também conhecida como análise de tendências, compara as informações do demonstrativo financeiro ao longo do tempo. A maioria das planilhas de análise de tendências mostra tanto as alterações dos números em reais quanto mudanças percentuais anuais.

Para analisar suas finanças usando o método horizontal, organize os dados dos dois anos lado a lado. Subtraia os números do ano atual dos números do ano anterior para encontrar a diferença em reais entre os dois. Divida a diferença de valor em reais pelos números do ano passado para encontrar a porcentagem de mudança. Também é possível fazer uma comparação mensal, mas flutuações de receita sazonais podem distorcer os números.

Procure por tendências inesperadas

Depois de organizar a comparação, observe as mudanças e avalie se elas refletem suas expectativas. Fique atento a grandes variações em reais e percentuais, positivas e negativas. Observe atentamente todas as variações acima de 10%. Se certas despesas estiverem aumentando ou algumas receitas apresentarem quedas, e você não souber a razão, isso é um sinal de que talvez haja um problema que deve ser investigado.

Análise de variância vertical

A análise de variância vertical da demonstração de resultado do exercício é a prática de expressar cada despesa como uma porcentagem das vendas líquidas. A análise vertical do balanço patrimonial usa o mesmo conceito, mas cada item de linha é expresso como uma porcentagem do total de ativos. Expressar a demonstração de resultado do exercício e o balanço patrimonial dessa maneira é conhecido como geração de demonstrativos financeiros de tamanho padronizado.

Compare com a média do setor

Organizar seus demonstrativos financeiros em um formato de tamanho padronizado facilita a comparação do desempenho financeiro do seu negócio com o de outras empresas do seu setor. É pouco provável que você tenha acesso aos demonstrativos financeiros dos concorrentes, a menos que eles tenham capital aberto. No entanto, há serviços que coletam e disponibilizam as médias de índices de despesas por setor, que podem ser comparados com os dados da sua demonstração de resultado do exercício de tamanho padronizado.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados